09/09/2024
Os cursos de ultrassonografia voltados ao ensino da técnica ultrassonográfica para médicos são cursos livres e não necessitam de reconhecimento do MEC.
Lembrando que todos os médicos graduados, com carteira profissional e registrados no Conselho Regional de Medicina, podem exercer qualquer ato médico, desde cirurgias até atos mais simples.
Portanto qualquer médico pode realizar exames ultrassonográficos sem quaisquer impedimentos.
Ocorre que para exercer a ultrassonografia, o médico tem que aprender uma técnica e fazer um treinamento para se tornar apto.
Para isso existem vários cursos que ensinam a ultrassonografia, distribuídos em vários estados brasileiros.
As instituições que ensinam esta técnica podem ser ou não credenciadas pelo MEC.
A maioria das instituições que ensinam a técnica ultrassonográfica não tem este credenciamento e ele nem é necessário.
A ultrassonografia é um método de diagnóstico por imagem, portanto é normatizado pelo CBR – Colégio Brasileiro de Radiologia.
Os chamados especialistas em ultrassonografia são aqueles médicos que passam pela residência ou aperfeiçoamento em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. E que treinam a ultrassonografia durante 2 anos.
Eles obtém o Título de Especialista através de duas provas de suficiência, uma teórica e outra prática.
Porém, outros médicos de outras especialidades, que fizeram um curso livre de ultrassonografia e treinaram, também podem exercer a ultrassonografia e, se quiserem, podem obter a Habilitação em Ultrassonografia que corresponde ao Título de Especialista do médico radiologista.
E como fazem isso?
Submetendo-se também à prova de suficiência do CBR – Colégio Brasileiro de Radiologia.
Tantos os radiologistas quanto os médicos de outras especialidades têm que obter a média 7 nas duas provas para obterem o Título de Especialista ou a Habilitação em Ultrassonografia.
Obtido o Título de Especialista ou a Habilitação, todos os médicos têm que registrá-lo na AMB – Associação Médica Brasileira.
Portanto em nenhum momento estes certificados têm que passar pelo MEC ou obter qualquer chancela do MEC. Muito menos os cursos que treinam os médicos.
Lembrando que qualquer médico pode exercer a ultrassonografia sem ao menos ter se submetido às provas de suficiência, porém a maioria das empresas ou clínicas que contratam ultrassonografistas ou ainda os convênios médicos, solicitam destes médicos o Título de Especialista em Ultrassonografia ou a Habilitação em Ultrassonografia.
Por isso é que a maioria dos médicos toma este caminho.
Hoje existem serviços ou clínicas de diagnóstico por imagem que tem o programa de aperfeiçoamento em ultrassonografia, com autorização do CBR, com duração de 2 anos e cujos médicos que os frequentam podem ao final, realizar esta prova de suficiência do CBR citada acima.
Estes serviços também não têm que ser reconhecidos pelo MEC.
Portando não existe vantagem alguma em realizar um curso reconhecido pelo MEC. Todos os cursos existentes que ensinam a ultrassonografia são iguais perante o CBR – Colégio Brasileiro de Radiologia, ou seja, todos os médicos oriundos de qualquer curso (com ou sem reconhecimento do MEC) tem que realizar as provas de suficiência.
Dr. Cesar Roberto Camargo
Cremesp: 39.997
Diretor e Professor
30/04/2022
O líquido amniótico nas primeiras semanas de gestação é um filtrado de plasma materno, começando a adquirir uma composição parecida com o plasma fetal, em torno da 16ª semana.
25/04/2022
Uma grande preocupação dos ultrassonografistas iniciantes é o diagnóstico do sexo fetal. A pressão que as gestantes exercem sobre estes médicos é muito grande, o que pode torná-los inseguros, já que o erro nestes casos vai diminuir a confiança das pacientes.
20/04/2022
Através da ultrassonografia pode-se avaliar e monitorar o endométrio com bastante segurança, notadamente quando se utiliza a via transvaginal, abordagem que propicia melhor resolução de imagem e maior exatidão nas medidas de sua espessura.
15/04/2022
Atualmente é inadmissível que uma mulher corra risco de morte devido a uma gestação ectópica.
10/04/2022
Quando o ultrassonografista recebe um chamado de urgência do hospital para examinar um(a) paciente, vítima de trauma direto no abdome, a primeira suspeita que preocupa é de hemorragia interna.
Veja MaisCadastre-se para receber nossas novidades e realização dos cursos.